Os processos de avaliação de programas e ensino

A conversão de um curso presencial em parcial ou totalmente a distância não requer a aprovação da faculdade EAD ou das autoridades nacionais, a menos que se trate de um curso incluído em um programa totalmente novo. Para diversas práticas de avaliação de ensinos e programas, instâncias institucionais ou nacionais relevantes.

Ou, no seu parecer de 2012 sobre a garantia da qualidade, o Conselho destaca o fato de estas práticas nem sempre terem em conta o modo de ministração da formação. A mesma conclusão é emitida por representantes de faculdade EAD consultados pelo CLIFAD. O Conselho está preocupado com a qualidade da experiência dos alunos de ensino a distância.

Por um lado, estes alunos devem ser adequadamente apoiados ao nível tecnológico. Por outro lado, devem também poder recorrer aos diferentes serviços oferecidos pelas faculdades EAD, por exemplo, para necessidades educativas ou psicológicas. Ou, conforme AELIES, os serviços oferecidos aos alunos são de difícil acesso para aqueles que seguem seus cursos a distância. Considerando as exigências que representam a formação à distância em matéria de utilização de TIC?
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É importante para o Conselho que o recurso ao ensino à distância possa ser suportado por estudos mais aprofundados que avaliem os efeitos da modalidade formativa na acessibilidade dos estudos, na qualidade da experiência dos alunos e na viabilidade do sistema universitário. Atualmente, tais estudos são raros nas faculdades EAD de Quebec e, quando existem, geralmente dizem respeito a um único curso ou programa e não são sistematicamente tornados públicos. Em particular, o treinamento online é susceptível de gerar dados sobre a experiência do aluno (dados de aprendizagem), que devem ser explorados para fins de pesquisa e melhoria contínua, nomeadamente para melhor identificar as dificuldades dos alunos.